Qual é a sua reputação?

Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:

via Seja Excelente! de Mauro Pennafort em 23/02/10

Existe uma frase que circula muito pela internet e é muito comum e popular em perfis do orkut e facebook que diz mais ou menos assim “preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Porque a sua reputação é o que os outros pensam de você e a sua consciência é o que você pensa de você mesmo.”

Acho muito bonita essa frase, mas ela induz ao erro na medida em que coloca em oposição duas coisas que NÃO SÃO contrárias. Quem disse que reputação e consciência têm que ser opostas? Vou te contar o que eu aprendi na minha vida até hoje, tanto com os acertos quanto com os erros:

Seja conhecido pela sua integridade. Crie essa reputação de ser uma pessoa íntegra, ética e leal. Eu te garanto que essa reputação nunca vai ferir a sua consciência, muito pelo contrário: vai te ajudar a dormir melhor à noite.

Como diz Mike Murdock as pessoas vão lembrar de você por duas coisas: os problemas que criou ou os problemas que você ajudou a resolver.

Eu já fui o maior criador de problemas da face da Terra! Implicava com tudo e com todos, reclamava demais e me achava injustiçado pela vida. Foi então que eu aprendi aquele princípio clássico de que a vida é como um eco. Se você não gosta do que está recebendo, precisa cuidar melhor do que anda emitindo.

O caráter é uma escolha diária. Se uma pessoa é mentirosa, pode decidir se tornar honesta a qualquer momento. Basta que DECIDA dizer a verdade na próxima vez que abrir a boca ou receber uma pergunta. Assim como um alcoólatra pode decidir parar de beber no próximo gole, você também pode decidir se livrar do que você considera seu pior defeito, simplesmente modificando o seu comportamento de agora em diante.

Parece mais fácil de falar do que de fazer, mas se você nunca decidir, nunca vai acontecer. E aí? Qual vai ser sua reputação?

Recomendo que leia também:
5 Maneiras de Crescer Pessoalmente AGORA
Caderno de Anotações
Suas Metas para 2010
Responsabilidade: a Verdadeira Filosofia do Marketing de Rede
Entenda sua Mente
Registre seu Progresso

Material de Treinamento:
CD “Mentalidade Milionária”
Programa de Treinamento “Habilidade Social”


Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Posted via email from Blog do Lucas

Arquivo do blog