Que tipo de notícia as pessoas compartilham por email?

Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:

via Tiago Dória Weblog de Tiago Dória em 09/02/10

A respeito de “comportamento digital”, o NYTimes repercutiu um estudo que foi feito pela Universidade da Pensilvânia. Durante 6 meses, os pesquisadores analisaram a lista de notícias mais enviadas por email do jornal (email = aplicação de internet mais utilizada até hoje, apesar do crescimento de microblogs e redes sociais).

A principal conclusão é que artigos com tom positivo, inspirador e longos são mais compartilhados que negativos ou curtos. Outro dado interessante é que apenas 20% do que fica em destaque na home do NYTimes é compartilhado por email (nem sempre o que é polêmico e está em destaque é o que as pessoas gostam de compartilhar via email).

Entrelinhas, dá para perceber que a motivação para compartilhar uma notícia por email é para que a outra pessoa sinta a mesma emoção que você sentiu quando fez a leitura.

Seja algo inspirador. Será que no Twitter é parecido?

A pesquisa tem algumas lacunas. Não leva em conta que certos leitores podem estar enviando o link da notícia para o email deles mesmos, como lembrete para ler depois (antes de utilizar a extensão Read it Later, eu fazia isto). E ainda utilizou somente como referência as pessoas que utilizam o botão de compartilhar por email no NYTimes (e não o método manual de copiar e colar no corpo do email a url da notícia, atitude que acredito seja mais comum).

O estudo completo pode ser visto aqui (em formato pdf).

Veja também:
Twitter é grande redirecionador de tráfego para os blogs

Crédito da foto: Biscotte


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