Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:
A respeito de “comportamento digital”, o NYTimes repercutiu um estudo que foi feito pela Universidade da Pensilvânia. Durante 6 meses, os pesquisadores analisaram a lista de notícias mais enviadas por email do jornal (email = aplicação de internet mais utilizada até hoje, apesar do crescimento de microblogs e redes sociais).
A principal conclusão é que artigos com tom positivo, inspirador e longos são mais compartilhados que negativos ou curtos. Outro dado interessante é que apenas 20% do que fica em destaque na home do NYTimes é compartilhado por email (nem sempre o que é polêmico e está em destaque é o que as pessoas gostam de compartilhar via email).
Entrelinhas, dá para perceber que a motivação para compartilhar uma notícia por email é para que a outra pessoa sinta a mesma emoção que você sentiu quando fez a leitura.
Seja algo inspirador. Será que no Twitter é parecido?
A pesquisa tem algumas lacunas. Não leva em conta que certos leitores podem estar enviando o link da notícia para o email deles mesmos, como lembrete para ler depois (antes de utilizar a extensão Read it Later, eu fazia isto). E ainda utilizou somente como referência as pessoas que utilizam o botão de compartilhar por email no NYTimes (e não o método manual de copiar e colar no corpo do email a url da notícia, atitude que acredito seja mais comum).
O estudo completo pode ser visto aqui (em formato pdf).
Veja também:
Twitter é grande redirecionador de tráfego para os blogs
Crédito da foto: Biscotte
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Tiago Dória Weblog usando o Google Reader
- Começar a usar o Google Reader para se manter facilmente atualizado sobre todos os seus sites favoritos