Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:
Pelas nossas tentativas (as vezes frustradas) de obtenção de informações cotidianas, como buscas por sistemas de reconhecimento de voz automático, nota-se que a Google ainda tem muito trabalho pela frente. E agora a empresa anunciou que está trabalhando para criar um serviço de tradução da língua falada em tempo real.
De acordo com o jornal Times britânico, a Google está trabalhando no desenvolvimento de um software para dispositivos mobile que iria traduzir o que a pessoa está dizendo para a língua da pessoa com quem ela está conversando do outro lado da linha, e vice-versa.
Como você deve ter notado, a Google já tem grande atuação na área das traduções, com o seu serviço de tradução de páginas da web. O Google Translate traduz conteúdo em cerca de 52 línguas, dentre elas algumas línguas com alfabetos completamente diferentes.
O Times UK conversou com Franz Och, chefe dos serviços de tradução da Google, que afirmou que este novo serviço deve entrar no mercado e “funcionar razoavelmente bem em alguns anos”.
“Cada pessoa tem uma voz diferente, um sotaque e um tom específico,” disse Och. “Mas o reconhecimento deve ser eficaz e aprender com os smartphones que por natureza são pessoais”.
Franz Och está se referindo ao fato de que o software teria a oportunidade de aprender o seu sotaque, dialeto e sua maneira de falar ao longo do tempo, assim se tornando mais preciso. Mas a dificuldade é clara nesta tarefa, especialmente em idiomas como mandarim ou cantonês, que são baseados na tonalidade.
A diversão não acaba aí, segundo o artigo do Times britânico, a manipulação do grande número de sotaques e dialetos também dá muito trabalho. Assim como o Google Tradutor, o sistema se tornaria mais preciso com o tempo, aprendendo com sua experiência.
Estamos ansiosos para saber quanto tempo isso levará para se tornar realidade, e até lá os desenvolvedores terão que dar um jeito para que não ocorra nenhum mal entendido com a mãe de algum chinês.
Posts Relacionados
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no ReadWriteWeb Brasil usando o Google Reader
- Começar a usar o Google Reader para se manter facilmente atualizado sobre todos os seus sites favoritos