Manifeste-se, faça seu protesto, exponha sua denúncia e defenda suas posições em defesa do Brasil, escolhendo os órgãos de imprensa da sua região ou de todo País.
Para aumentar o alcance de sua mensagem, preparamos uma lista altamente qualificada de e-mails dos principais órgãos de imprensa do País (a lista está no final desta página). Você pode enviar para órgãos de seu Estado ou de todo o Brasil.
Lembre-se que esta é uma forma de nos mobilizarmos sobre importantes temas da vida nacional, muitas vezes tratados de forma unilateral por alguns veículos de comunicação.
Fique atento: Muitas destas mensagens chegarão aos diretores e ombudsmen (ouvidores) da imprensa, aumentando a visibilidade de sua opinião, já que são seções bastante lidas pelos leitores.
Dicas para melhorar sua mensagem:
- Formalidade – Dirija-se sempre ao diretor do jornal como “Sr. Diretor”. Evite gírias e use sempre uma linguagem formal e respeitosa.
- Facilite a publicação – Fazer referência a alguma notícia ou artigo publicado pelo jornal aumenta a probabilidade de sua mensagem ser lida e publicada.
- Assinatura coletiva – Procure agregar mais assinaturas à sua mensagem, isto mostra que mais pessoas, além de você, preocupam-se com o assunto tratado.
- Não ofenda o diário ou os articulistas – Lembre-se que todo jornal tem seu projeto editorial, e isto o leva, inevitavelmente, a tomar partido em alguns assuntos. Ao fazer uma crítica muito direta ao jornal ou a seus profissionais, sua mensagem pode não ser publicada.
- Releia a carta antes de enviá-la – A mensagem deve estar clara e concisa. Aperfeiçoando a carta, você evita que o jornal precise editá-la, podendo alterar o sentido que você quis passar.
Texto – Como aumentar o efeito de sua carta à imprensa (IPCO)
Preparamos uma lista completa para você: