Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:
O YouTube pode ser considerado um dos maiores sucessos da era Web 2.0, mas se você é deficiente auditivo o site não tem tanto valor assim. Agora as coisas começam a mudar. A Google irá começar a oferecer legendas automáticas para todos os vídeos em inglês do YouTube. Até agora apenas os vídeos de alguns parceiros do YouTube foram legendados com o software de reconhecimento de voz automatizado da Google.
Segundo a Google, haverá mais de 700 milhões de pessoas com deficiência auditiva em 2015. Cada vez mais os conteúdos da web vão para o lado dos vídeos, e é interessante ver que a Google está trabalhando para deixar mais desse conteúdo acessível para seus usuários. Graças à tecnologia de tradução da Google, essas legendas também poderão ser traduzidas para mais de 50 idiomas.
Claro que não será da noite para o dia, vai demorar um pouco para que todos esses vídeos sejam legendados. Afinal, mais de 20 horas de vídeo estão sendo enviados para o YouTube a cada minuto. Mas quando a legenda automática estiver disponível, basta clicar no ícone da legenda (CC) abaixo do vídeo para ligá-la.
A Google sabe que seus algoritmos de reconhecimento de voz não são perfeitos. Então se você achar algum erro em algum de seus vídeos, você pode baixar a legenda e corrigir facilmente o erro.
Veja algumas das afirmações da Google sobre as legendas automáticas em seus vídeos do YouTube:
- Estamos planejando expandir o recurso para incluir mais idiomas, mas atualmente as legendas automáticas são somente para vídeos em inglês.
- Assim como qualquer aplicativo de reconhecimento de voz, as legendas automáticas precisam de um áudio de boa qualidade e do inglês falado perfeitamente. Vídeos com ruídos no fundo ou com a voz abafada não podem ser legendados. O discurso recente do presidente Obama é um bom exemplo do tipo de áudio que pode ser legendado.
- As legendas automáticas não são perfeitas e, assim como em qualquer outra transcrição, o dono do vídeo precisa se certificar que elas estão precisas. Em outros casos, o áudio do vídeo pode não estar bom o suficiente para gerar as legendas automáticas. Mas seja paciente, nossa tecnologia de reconhecimento de voz melhora a cada dia.
- As legendas automáticas estarão disponíveis para todos que estejam interessados em utilizá-las. Também estamos trabalhando para fornecer este serviço aos vídeos mais antigos que se encaixem nos requisitos acima.
É uma ótima notícia e com certeza queremos ver o recurso disponível para outros idiomas em breve. Já imaginou assistir uma versão legendada em inglês do video do Jeremias muito louco?
Posts Relacionados
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no ReadWriteWeb Brasil usando o Google Reader
- Começar a usar o Google Reader para se manter facilmente atualizado sobre todos os seus sites favoritos