O Twitter estaria perdendo força?

Enviado para você por Lucas Santos através do Google Reader:

via Tempos Modernos de Gabriel Ramalho em 19/02/10

Alguns dados recentes divulgados pela RJ Metrics parecem levar a uma conclusão de que o Twitter, depois de uma fase de ouro, poderia estar começando a perder fôlego (veja o reporte todo aqui). Resumidamente, estas são algumas conclusões da análise:

espacinho

  • Os usuários têm, em média, 27 seguidores. Em agosto do ano passado, a média era de 42.
  • Houve queda de 20% no ritmo de novas inscrições, desde julho passado. Hoje são cerca de 3 novas contas por segundo.
  • 1/4 das contas no Twitter não possui seguidores. 40% nunca tuitou. No mês de dezembro passado, apenas 17% dos usuários enviou algum tweet pelo serviço.
  • Cerca de 80% de todos os usuários tuitou menos de 10 vezes e apenas 20% dos tuiteiros ultrapassaram a barreira do primeiro mês de utilização.

espacinho

São dados que podem impressionar se estamos acostumados a analisar apenas quantitativamente, pelo viés único da audiência. Mas, ao analisar em conjunto com critérios próprios das redes sociais (influência, participação e engajamento, por exemplo), outras conclusões vêm à tona:

espacinho

  • Os usuários que voltam ao serviço são leais e engajados, respondendo por uma quantidade de atualizações que cobre a deficiência dos que abandonaram. 10% dos usuários ativos respondem por 90% dos tweets.
  • Os usuários ativos no twitter têm maior grau de influência do que usuários de outras redes sociais, dada a natureza de compartilhamentos de conteúdos, maior do que de relacionamento entre pares, inerente ao serviço.
  • Usuários que se cadastraram recentemente são mais leais ao serviço, tendo frequência de atualizações maior que os usuários cadastrados em 2008.
  • Possuindo 75 milhões de contas, uma base ativa de 20% ainda responde por impressionantes 15 milhões de usuários. Estes, muito ativos e influentes.

espacinho

Gostaria de encontrar outros dados que permitissem informações adicionais quanto ao “fôlego” do serviço, como a quantidade de tweets/mês; a quantidade de retweets; o alcance das mensagens e sua repercussão em outras redes… Vou caçar outros estudos pra ver o que posso acrescentar aqui, mas estes são dados que já nos permitem uma reflexão.

espacinho

E você, acha que o Twitter está se enfraquecendo? No Brasil, pelo menos?

espacinho

Compartilhe este post, favorite ou envie para alguém: Print email Twitter RSS Add to favorites del.icio.us Digg Reddit LinkedIn Facebook FriendFeed Netvibes Google Bookmarks Yahoo! Bookmarks Live Rec6


Coisas que você pode fazer a partir daqui:

Posted via email from Blog do Lucas

Arquivo do blog